O seu gato com certeza que associa a transportadora a uma ida ao veterinário, algo que não lhes agrada muito. Uma coisa simples que pode fazer é acostumar o gato à transportadora sem o levar ao veterinário: coloque-o na caixa, leve-o de carro a dar uma pequena volta, por exemplo até ao veterinário, mas regresse para casa e deixe-o sair tranquilamente da transportadora, sem nada se ter passado. Escolha os dias ou as horas mais frescas para esses passeios.
Por outro lado, torne a experiência da transportadora agradável, levando os biscoitos preferidos do seu gato na viagem e dando-lhe um de vez em quando.
Por segurança, para evitar enjoos não dê comida ao seu gato cerca de quatro a cinco horas antes da viagem. No entanto, deixe água à disposição do gato até à hora da partida, e vá dando água regularmente durante a viagem, sempre que for possível fazer uma paragem.
A CHEGADA AO DESTINO
Quando chegar ao seu destino pense na segurança do seu gato. Coloque-o num quarto, onde ele se possa ir habituando à nova situação. Não o deixe sair e vaguear pela casa, e muito menos fora de casa. Coloque água e um pouco de comida à disposição do gato, mesmo sendo natural que ele não vá comer até estar mais ou menos adaptado ao novo espaço.
Observe o seu gato e veja se já está suficientemente à-vontade para poder sair do quarto e começar a explorar outras zonas da casa, Normalmente, é preciso mais ou menos uma semana para o gato se adaptar ao novo ambiente. Mas proteja o seu animal e nunca o deixe sair e vaguear no exterior. Lembre-se que está nesse local apenas de passagem e que caso o seu gato se perca não vai poder ficar eternamente de férias para procurar por ele, mesmo que o gato tenha (como devem ter todos os animais com acesso à rua!) coleira com identificação.
URGÊNCIAS 24h
919+201+513
CVMI 2017
Todos os direitos reservados
2ª a 6ª - 10h-13h e 15h-20h
Sábado - 10h-13h e 15h-18h
214+569+009
214 569 009
919+201+513 (24h/dia - todos os dias)
cvmi@cvmi.pt
Rua da Alemanha, 189-B
Quinta de S. Gonçalo
2775-397 Carcavelos