Lagarta do Pinheiro
Os meses entre Fevereiro e Maio são normalmente os mais perigosos para os encontros com a lagarta processionária, uma praga dos pinheiros que é extremamente perigosa para as pessoas e para os animais.
É nesta altura que geralmente a lagarta desce dos pinheiros em filas ordenadas (vindo dessa formatura de “procissão” o seu nome comum) e fica acessível a crianças e animais.
O perigo da lagarta não reside só em tocar-lhe, pois quando se deslocam libertam pequenos pêlos urticantes que provocam alergias severas ao nível da pele, olhos e vias respiratórias.
Os cães são os animais mais afectados por esta praga, embora possa acontecer a gatos. Isso acontece porque esta lagarta tem um odor que agrada aos animais.
Basta o animal cheirar a processionária para ser afectado pelos pêlos urticantes que se desprendem da lagarta e que ao picar a pele libertam um produto muito tóxico para os humanos e os animais.
A situação mais grave acontece quando a lagarta entra em contacto com a língua, o que leva inevitavelmente ao apodrecimento dos tecidos da língua.
Logo aos primeiros sintomas, que incluem salivação, lágrimas e um coçar insistente do focinho, deve ser procurado com urgência um veterinário.
Se o cão ou gato começar a salivar, chorar ou coçar-se durante ou depois de um passeio no exterior, deve ser levado imediatamente ao veterinário.
Se não existir nenhum destes sintomas mas o animal começar a ter dificuldade em comer, examinar de imediato a língua, para verificar se está a ficar com zonas negras ou cinzentas, ou se apresenta inchaços. Caso o animal apresente alterações deve ser levado de urgência ao veterinário.
Se no local onde o animal mora houver pinheiros na rua e estiverem presentes estas lagartas, deve-se comunicar à Câmara Municipal da zona.
Caso o animal viva numa casa com um pinheiro no seu jardim, pode contactar empresas que fazem prevenção e tratamento da lagarta processionária.
URGÊNCIAS 24h
919+201+513
CVMI 2017
Todos os direitos reservados
2ª a 6ª - 10h-13h e 15h-20h
Sábado - 10h-13h e 15h-18h
214+569+009
214 569 009
919+201+513 (24h/dia - todos os dias)
cvmi@cvmi.pt
Rua da Alemanha, 189-B
Quinta de S. Gonçalo
2775-397 Carcavelos