Alimentos Tóxicos
Alimentos tóxicos para animais
Tenha especial cuidado com os seguintes alimentos:
Chocolate e cafeína
Estes alimentos contêm substâncias chamadas metilxantinas, alcalóides com alto poder estimulante do sistema nervoso central, encontradas principalmente no café, no chá e no cacau.
Os três tipos mais comuns de metilxantinas são a teofilina, a teobromina e a cafeína. As metilxantinas são encontradas nas sementes de cacau, no fruto do café e em nozes usadas para fazer algumas bebidas, como a noz de cola.
As metilxantinas são tóxicas para os animais e quando ingeridas podem provocar vómitos e diarreia, respiração ofegante, sede excessiva e excesso de urina, hiperactividade, ritmo cardíaco anormal, tremores, acidente vascular cerebral (AVC) e até a morte.
O chocolate, por exemplo, é rico em teobromina. Quanto mais concentração de metilxantinas houver, mais perigoso é o alimento, pelo que o chocolate negro (com maior teor de cacau) é mais perigoso do que o chocolate de leite. Infelizmente, os animais parecem gostar tanto de chocolate como os humanos, pelo que deve haver um cuidado extremo para não deixar qualquer tipo de chocolate ao alcance dos animais.
Álcool
Todas as bebidas alcoólicas e os alimentos que contenham álcool podem provocar vómitos, diarreia, perda de coordenação, depressão do sistema nervoso central, dificuldade em respirar, tremores, acidez anormal do sangue, coma e até a morte.
Deve haver cuidado com restos de bebidas alcoólicas esquecidas em copos, ou garrafas abertas que permitam ao animal chegar ao líquido. Deve haver especial cuidado com licores e bebidas doces, mais atractivas para os animais.
Abacate
Parece ser um alimento perfeitamente inocente, pois afinal trata-se apenas de uma fruta, mas o abacate é perigoso para os animais. A culpa é de uma substância chamada Persina (“persin” em inglês), que é basicamente uma toxina fúngica. A persina encontra-se nas folhas e na casca, sementes e polpa do abacate. Pode provocar vómitos e diarreia nos cães, sendo que as aves e os roedores (como ratinhos, hamsters, cobaias, porquinhos da índia e coelhos) são especialmente sensíveis ao envenenamento por abacate e podem sofrer congestão, dificuldade em respirar e acumulação de fluidos à volta do coração. Algumas ingestões de abacate revelam-se fatais.
URGÊNCIAS 24h
919+201+513
CVMI 2017
Todos os direitos reservados
2ª a 6ª - 10h-13h e 15h-20h
Sábado - 10h-13h e 15h-18h
214+569+009
214 569 009
919+201+513 (24h/dia - todos os dias)
cvmi@cvmi.pt
Rua da Alemanha, 189-B
Quinta de S. Gonçalo
2775-397 Carcavelos